terça-feira, setembro 13, 2005

O projeto

Once upon a time, achei que poderia talvez escrever alguma coisa onde pudesse comparar as noções de marketing e propaganda, com toda essa questão que envolve um relacionamento amoroso. O projeto ainda está guardado, mas provavelmente não passará de um reles projeto.

Capítulo 1: A idéia

A idéia é o ponto principal de uma propaganda, trata-se de que assunto será abordado e para qual finalidade. É a mola propulsora de uma campanha e se for bem concebida pode levar à um grande sucesso e a lembrança permanente na cabeça das pessoas.

Se a idéia for boa, a propaganda pode até “não ser uma brastemp”, mas terá seu lugar ao sol e um retorno por parte dos consumidores. É lógico que eu não poderia esquecer o exemplo mais adequado para esse capítulo... Quem é que não se lembra (mesmo sem gostar desse produto) do famoso slogan da caninha 51??? Vamos lá, todos juntos: CANINHA 51... UMA BOA IDÉIA!!!

Philipe Kotler, o chamado "papa" do marketing, definiu bem como uma idéia funciona quando falou sobre o conceito de marketing: “É um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”.

Meu Deus, isso define também os relacionamentos!

Tradução: “Um desejo que por motivos sentimentais ou até mesmo materiais (verdade seja dita em alguns casos), atrai duas pessoas ou mais (são os chamados liberais... embora suruba seria a palavra mais apropriada) para desfrutar prazeres entre eles.” Prazeres aqui não é só pelo lado carnal, viu seus maldosos! Uma boa conversa, um cineminha, sair para dançar... isso também é muito prazeroso.

A idéia é o “bum” que te acorda no meio da noite martelando incessantemente até que algo seja escrito ou feito, é aquele friozinho, ou calor (como queiram) subindo, quando vc se depara com uma pessoa e percebe que algo de novo e empolgante pode acontecer, se os céus não conspirarem contra isso.

Idéia é o princípio de algo que pode tomar proporções inesperadas, por exemplo a idéia da coca-cola no início era apenas para ser um xarope.
O mais interessante é que sua origem é desconhecida e sua manifestação é tão inesperada como aquela dor de barriga que te assola no centro da cidade no horário do “rush.”
A paixão, assim como a idéia é inquietante... te consome, te perturba, altera o rumo da sua "vidinha normal" até que alguma coisa seja feita, dita, ou pelo menos arquitetada num plano hipotético.

2 comentários:

Anônimo disse...

isso dá um belo projeto Elaina. e se não estou enganado é algo bem original, não é?

Anônimo disse...

Capítulo 1:
Esses dias tenho lembrado de uma propaganda tosca do Roberto ?Jeffeson saindo de um carro depois da operação.(Essa prograganda era tão tosca que marcou)

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Como uma boa campanha esse post marcou.

Beijos