segunda-feira, outubro 31, 2005

Perséfone


Perséfone sempre foi minha preferida na mitologia grega, por ser a única pessoa viva no mundo dos mortos (ser diferente é o que mais me agrada). Mas estudando melhor sobre ela descobri que existem outras características interessantes.
A história toda eu deixo para a página que nutriu minha mente (em parte por preguiça e medo de omitir algum detalhe e porque o que quero salientar aqui é outra coisa). Sem querer parecer feminista radical, acredito que Perséfone representa inúmeras características que nos diferem dos homens.
Pra começar foi raptada por Hades, quando ainda era KORÉ, ou CORA que significa jovem donzela (ahhhhhhhhh que legal Cora, corar, Cora Coralina) para desposá-lo. O que nos remete ao tempo em que as mulheres eram obrigadas a aceitar "destinos" nem sempre agradáveis. Se bem que pensando melhor seria pouco provável que Hades conseguisse alguma noiva disposta a morar em suas terras sem apelar para a força (hoje em dia seria bem mais fácil, era só ele procurar entre os góticos).
Então, como já mencionei antes, era o único ser vivo na terra dos mortos, mas oscilava entre os dois mundos. Esta dualidade teria relação com uma pequena “escorregada gastronômica” (ela comeu uma semente de romã dos reinos de Hades, o que impossibilitava seu retorno definitivo ao lar). Além de servir como explicação para as estações do ano e os períodos de escassez e abundância na agricultura. Um dia estar bem... De repente estar mal... isso te lembra alguma coisa? A previsão de hoje é de humor negro, sujeito a esporros de grande intensidade e pancadas de... ora, pancadas de porrada mesmo. TPM!!!
Por fim, deixo o mais importante! Perséfone, assim como todas as mulheres era adepta da paixão incondicional e a pedido de Afrodite, criou Adônis com imenso carinho. As duas chegaram a disputar os sentimentos do belo mancebo, que por sentença de Zeus deveria passar um terço do ano com cada uma delas. Foi "traída" e viu seu amor cair por terra quando Adônis optou por passar todos os terços (nos quartos) com Afrodite.
Perséfone se dedicou, se entregou e consentiu com todos os acontecimentos de sua vida sem reclamar (pelo menos não achei nenhum relato de que a mesma tenha tentado fugir, ou se vingar de seus infortúnios). Muito pelo contrário Perséfone ainda ajudou Orfeu a resgatar sua amada Eurídice, por se comover com a tristeza do rapaz.
Acabei confirmando que gosto dela não só pelos motivos que já falei acima, mas porque sua história não tem um final feliz hollywoodiano e sim realista... usando metáforas fecais: Merdas acontecem toda a hora e sempre limpamos a bunda pra sujar de novo em outra cagada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dear Laina's,

I perused your post (this post) with much interest as I was looking for ways to buy and sell road construction of pa. Unfortunately your article was not exactly what I was looking for
road construction of pa. But luckily there is a site I have found that allows you to buy and sell anything like road construction of pa on interest free credit and you can pay for your road construction of pa whenever you want. Here's the link one more time: road construction of pa.