Cada dia me convenço de que em outra vida fui irlandesa. Entre tantas lendas, simbologia, os campos verdejantes e os cabelos vermelhos a que mais aprecio é a do anel Claddagh.
Existem muitas lendas sobre o surgimento e criação deste anel, o que não diverge é o seu significado, ele consiste em duas mãos segurando um coração coroado, e simboliza o amor, a amizade e a lealdade.
"Há mais ou menos 400 anos, numa vila pesqueira irlandesa chamada Claddagh, perto da cidade de Galway, viveu um mestre joalheiro chamado Richard Joyce, cujo design de um anel composto por duas mãos segurando um coração coroado acabou por tornar-se parte da tradição irlandesa até hoje.
De acordo com a tradição, se o anel é usado na mão direita, com a coroa de cabeça para baixo (invertida) significa que a pessoa que o usa é descomprometida. Se usado ao contrário, significa algum comprometimento. Se o claddagh é usado na mão esquerda, com a coroa apontando em direção aos dedos das mãos, o coração dela é totalmente comprometido com alguém."
(Julieta Pedrosa*)
Nenhum comentário:
Postar um comentário